Meu post natalino

 

images

Ontem liguei pra Jesus. Ele não atendeu, devia estar ceando em família, como todo mundo. Mas hoje ele retornou via mensagem no celular e trocamos mensagens divertidas, sobre a derrota do galo em Marrocos e outros assuntos mais. Estava com saudade desse meu amigo, o último show do Matuto Moderno já faz um tempinho. De qual Jesus vocês pensam que eu estava falando? O aniversariante de hoje? Não, não tô com essa bola toda. Essa conexão direta acho que só o Feliciano pensa que tem.

 

Então vamos falar de Jesus. Dessa vez, sim, o hómi. Pouco tempo atrás fiz uma música pro meu novo disco (que está uma enrolação só, mas tá andando) chamada “Bodas de Caná”. Exatamente, esse episódio é o primeiro milagre narrado pelos evangelistas. Só pra refrescar a memória, o fato se deu assim: Jesus estava numa celebração de casamento, quando notaram que o vinho estava no fim. Rolou meio que um pânico ali, como assim celebrar uma festa sem birita? A mãe de Jesus, Maria, intercedeu com o filho para que ele desse um jeito naquilo. O Salvador ainda argumentou que não estava pronto, sua hora ainda não havia chegado, mas Maria insistiu, e então se deu o fato. Jesus reuniu várias ânforas de água e zás! Elas apareceram cheias de vinho! Que alegria, a festa coninuou!

Sempre fui intrigado com essa história (toda intriga acaba virando música, felizmente). Porque ela me parece contraditória, diante do moralismo e rigidez dogmática das doutrinas das igrejas. Não há nada de santo no primeiro milagre de Cristo, foi simplesmente providenciar para que a festa continuasse – com vinho! É a celebração da alegria, da vida, do amor, do bem querer entre as pessoas. Como é bom sair da caixinha! Como é bom ter desvarios pra aguentar a dureza da vida!

Não sei que outro significado se pode tirar dessa história, só estou indo pelo mais simples e direto. Antes de curas extraordinárias, revoluções políticas e a condenação e morte na cruz, veio a celebração de algo bom e divertido. Podem ficar com seu Jesus pregado na cruz, esse pra mim é mais legal. E feliz aniversário, Nazareno! Apesar de que sabemos que essa data é só uma convenção dos muitos homens que insistem em interpretar seus ensinamentos conforme lhe convém, é uma data que sempre traz alegria. Como seu primeiro milagre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up