Oitenta! Quer tentar você também?

DSC00500b

Hoje minha Tia Sônia fez oitenta anos. Teve festa, feijoada, roda de viola comigo e com o Euler. Tudibão. Tia Sônia não é minha tia, é na verdade minha mãe. A irmã inseparável da D. Susete (minha mãe que me carregou na barriga de verdade). Sou um sujeito muito afortunado por ter duas mães, e uma delas agora octogenária. As fotos que ilustram esse site foram feitas na cozinha dela, esse lugar onde estão enraizadas minhas origens. Tia Sonia tem muitas virtudes, mas algumas delas merecem ser descritas aqui. Eu sempre a considerei um modelo de perfeição espiritual, sabe aqueles monges que vivem isolados buscando uma iluminação? Pois é, estão buscando o que a Tia Sônia já atingiu faz tempo. Os animais a respeitam, as crianças idem. Não há criatura que, em seu estado primordial, sem esses vícios que o mundão pode ir incutindo na gente durante a vida, não a respeite e se aproxime dela com candura e ingenuidade. A sua casa, com as paredes cobertas de picumã de fogão, traz aquela energia incrível de casa de roça, e faz bem pouco tempo que ela tem energia elétrica!

Me lembro uma vez que uma vaca pariu e morreu logo em seguida (e isso já aconteceu várias vezes lá na roça). A bezerra que nasceu foi batizada pela Tia Sônia de Esperança. E foi criada na mamadeira! Pois bastava a Tia Sônia sair no terreiro que lá ia a Esperança atrás dela. E foi assim com inúmeros outros bichos, fora as crianças, inclusive eu, que tivemos a feliz oportunidade de frequentar aquela casa e estamos irremediavelmente ligados lá. Tia Sônia cozinha no seu velho fogão de lenha, que já foi de D. Tonica, sua sogra, de quem ela cuidou até a morte, assim como o sogro seu João. Assim é a vida da Tia Sônia, dedicada aos outros, no extremo da simplicidade. Lá está ela ao lado do Tio Brás, na sua eterna lida com seu gado leiteiro.

Ontem, 4 de outubro, foi dia de São Francisco de Assis. Hoje, o aniversário de 80 anos de alguém que personifica “il poverello” com toda propriedade e exatidão. Parabéns Tia Sônia. Que a senhora seja minha mãe e avó de meus filhos por muito tempo ainda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up